

A Rede de Instituições Nacionais de Luta contra a Corrupção da África Ocidental (RINLCAO) — em inglês, Network of Anti-Corruption Institutions in West Africa (NACIWA) — realizou, nos dias 14 e 15 de outubro de 2025, a sua 7ª Assembleia Geral Anual, sob o tema:
"Uma CEDEAO Unida Contra a Corrupção: Fortalecendo a Colaboração Regional para a Recuperação de Ativos e a Troca de Informações".
O encontro, realizado em formato híbrido (presencial e virtual), contou com a participação de representantes de órgãos anticorrupção dos Estados-membros da CEDEAO, parceiros regionais e internacionais, observadores e especialistas do setor.
O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) de Cabo Verde esteve representado na Assembleia pela Conselheira Dra. Deisa Monteiro, que integrou as discussões ao lado de outras delegações da região.
Durante os dois dias de trabalhos, foram abordados temas estratégicos para o reforço da cooperação regional no combate à corrupção. Um dos principais destaques foi a apresentação, debate e adoção das Diretrizes da CEDEAO sobre Investigações Transfronteiriças de Corrupção, Rastreamento, Recuperação e Gestão de Ativos, instrumento que visa harmonizar procedimentos e fortalecer ações conjuntas entre os países membros.
A programação incluiu ainda:
Outro ponto relevante foi a transição da Comissão Executiva (EXCO), com a apresentação dos membros cessantes e a realização de eleições para a nova equipa diretiva. A Assembleia encerrou com a apresentação da nova Comissão Executiva (EXCO) e a realização de formalidades administrativas, incluindo a abertura de conta institucional e tramitação de documentação junto ao CAC, tendo sido o CPC de Cabo Verde eleito Tesoureiro da NACIWA.